Enzo Fachini
Desde a última sexta-feira (20 de janeiro), o jogador brasileiro Daniel Alves está preso provisoriamente, após ter prestado depoimento sobre a suspeita de agressão sexual contra uma mulher em uma boate em Barcelona, na Espanha, no dia 30 de dezembro. A decisão foi tomada pela juíza do caso, acatando pedido do Ministério Público Espanhol e da defesa da vítima, mas o que mais tem chamado atenção são as contradições da defesa do jogador no caso.
Hoje, o que se sabe é que Daniel Alves teria contado com o apoio jurídico de sua advogada de confiança que não é criminalista, e sim prestava serviços tributários e migratórios para o jogador. E, nesse período que o caso esteve sob os holofotes dos noticiários, já foram noticiadas diversas contradições em suas manifestações – motivo usado pelo judiciário para decretar sua prisão, e uma viagem do México para a Espanha para prestar declarações que poderiam ter sido prestadas por videoconferência – o que permitiu que a prisão se concretizasse em solo Espanhol.
Pela ótica do advogado criminalista, já é possível ver o quanto a falta de orientação e experiência por parte da defesa do jogador dificultou o caso. Há vídeos gravados e divulgados pelo jogador e mais de uma versão de depoimento conhecida. Ainda, envolvendo um caso sério como esse, o depoimento poderia ter sido prestado à distância do México, reduzindo os riscos de uma prisão. Ainda, Daniel poderia ter permanecido em silêncio, por orientação de seus advogados, e não ter se contradito.
Essas contradições só reforçam o quanto a escolha do advogado criminalista é imprescindível para uma defesa técnica de qualidade. Direito Penal não é lugar para aventureiros. Um profissional experiente consegue oferecer suporte ao cliente em todas as etapas do caso e lhe orienta corretamente sobre a lei e a postura que deve ser adotada.
Advogados não são milagreiros. Mas sabe-se que, após tudo o que aconteceu, Daniel Alves contratou um dos mais conhecidos advogados criminalistas da Espanha para operar um milagre em um caso que tende a ser difícil até o final pela forma que começou.